Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
José de Matos Correia saúda consensos em torno da estratégia nacional de combate ao terrorismo
O deputado deixou ainda uma palavra de apreço e admiração pelo trabalho desenvolvido pelas nossas forças e serviços de segurança.

José de Matos Correia saudou, esta quarta-feira, o Governo por ter tornado pública a estratégia nacional de combate ao terrorismo, pois é relevante que a sociedade se reveja no rumo a seguir e por ser crucial o escrutínio na atividade do Governo. “Se o combate ao terrorismo deve ser visto por todos, como uma tarefa de todos, há que reconhecer que incube às autoridades públicas em geral e ao executivo em particular, um papel de especial responsabilidade. E também por isso é de elogiar a atitude de um Governo que partilha com a comunidade nacional as linhas de orientações que define e a forma como lhes pretende dar corpo”.

No debate de várias Propostas de Lei do Governo sobre matéria de nacionalidade, vistos, segurança interna e terrorismo, o social-democrata alertou para o perigo das divisões em torno desta matéria, saudando a importância dada pelo Governo a um diálogo com a oposição, em busca de soluções para travar esta batalha. “Seja-me permitido destacar o sentido de responsabilidade e a postura de cooperação demonstrados, em particular pelo principal partido da oposição, no quadro da aprovação da estratégia nacional de combate ao terrorismo, e ao mesmo tempo manifestar o desejo de que essa atitude construtiva se estenda à discussão e ao sentido de voto”.

“Este Governo e esta maioria, cientes que é do interesse de Portugal e dos portugueses apelar de forma consistente e sistemática ao PS para que seja capaz de se empenhar na construção dos entendimentos e compromissos que a conquista de um futuro melhor requer, tem-no feito em todas as ocasiões”.

José de Matos Correia frisou, de seguida, que a estratégia nacional de combate ao terrorismo define com clareza os 5 eixos fundamentais em que o combate contra este flagelo deve ser travado: detetar, prevenir, proteger, perseguir e responder.

Depois de manifestar a disponibilidade do PSD para analisar os contributos da oposição e de recordar que o terrorismo é um dos nossos maiores desafios, o parlamentar concluiu a sua intervenção manifestando “o mais profundo respeito e admiração que nos merece as nossas forças e serviços de segurança pelo contributo inestimável que dão à defesa da nossa liberdade e segurança. Na sua atuação, essas forças têm sempre demostrado estar à altura dos desafios com que somos confrontados e não hesito em afirmar a nossa convicção de que com instrumentos agora reforçados continuarão nesta senda”.

04-03-2015 Partilhar Recomendar
19-07-2019
Lei do lobbying: este é o momento de parar para pensar
    Após o veto do Presidente da República, Álvaro Batista afirmou que o PSD prefere esperar 3 meses e decidir bem, do que correr o risco de correr mal.
19-07-2019
Emília Cerqueira louva trabalho desenvolvido pela Provedora de Justiça
    No debate do Relatório Anual, a deputada destacou a forma como a Provedora tratou o processo de indemnização às vítimas dos incêndios.
04-07-2019
Parlamento define princípios gerais de atribuição de abonos para apoio à atividade política dos deputados
    António Leitão Amaro afirmou que a solução encontrada resolve os problemas identificados, mas enfatizou que esta não era a solução defendida pelo PSD.
04-07-2019
Transparência: governo é o maior responsável pelo clima de descrédito que incide sobre os políticos
    No entender de Paulo Rios de Oliveira, o executivo socialista continua a ser parte do problema.
04-07-2019
Regime jurídico do acesso ao direito e aos tribunais nunca foi prioritário para o governo
    Andreia Neto adianta ainda que a proposta do executivo menoriza os advogados portugueses.
04-07-2019
Ao final de quatro anos, governo começa finalmente a identificar problemas
    Sara Madruga da Costa falava a propósito dos problemas no Instituto Nacional de Medicina Legal e nas perícias medico legais em Portugal.
04-07-2019
“Portugal continua a figurar nos relatórios internacionais como um mau aluno em matéria de combate à corrupção”
    Rui Cruz refere que o governo “não soube, ou não quis, dar mais força, profundidade e eficácia à investigação criminal”.
04-07-2019
Proposta do processo de inventário foi prometida durante 4 anos
    Emília Cerqueira considera que, ao apresentar a proposta nos últimos dias dos trabalhos parlamentares, o governo demonstra que afinal não o pretendia aprovar.
21-06-2019
“Este governo menosprezou a justiça”
    Emília Cerqueira enfatizou que estamos perante um “governo que não age por ação, só por reação”.
18-06-2019
Fernando Negrão acusa António Costa de “não ser um Primeiro-Ministro para o povo”
    O líder parlamentar do PSD destacou ainda a “falta de transparência” do governo no processo de reconstrução das casas atingidas pelos incêndios.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas