Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Estaleiros de Viana do Castelo: em apenas oito meses foram admitidos 135 trabalhadores
Eduardo Teixeira afirmou que esta atividade está relançada e apelou aos que “agoiravam o pior” para pedirem desculpa ao país.

O Plenário da Assembleia da República analisou, esta quarta-feira, uma Petição contra o encerramento dos Estaleiros navais de Viana do Castelo. Intervindo em nome do PSD, Eduardo Teixeira começou por cumprimentar os subscritores da Petição, que preocupados com a manutenção dos postos de trabalho e com a atividade Naval em Viana do Castelo, enviaram, há um ano, esta Petição para apreciação.

Recordando que entretanto procedeu-se à concessão da empresa, através de um concurso público transparente e livre e que defendeu os interesses do Estado e da região, o social-democrata considerou ser importante fazer um balanço do que aconteceu neste curto espaço de tempo. “Em apenas oito meses, foram já admitidos 135 trabalhadores (postos de trabalho direto), sendo destes 102 oriundos da antiga Empresa Naval. Há também um compromisso de atingir, no curto prazo, mais de 400 trabalhadores em Viana. Em apenas 8 meses, foram já reparados no Estaleiro, 22 navios, tantos quantos tinham sido nos três anos anteriores. Em apenas 8 meses foi já garantido a construção de dois novos navios para o grupo Douro Azul, relançando e fazendo assim renascer a construção Naval em Viana do Castelo”.

No que respeita às iniciativas dos partidos da esquerda radical, que defendiam o regresso dos estaleiros ao sector público, Eduardo Teixeira questionou aos comunistas se defendem que os ex-trabalhadores devolvam as suas indeminizações, se querem que o negócio naval volte a dar prejuízo ou se estão contra a construção de novos navios em Viana. “Ficava bem ao PCP, mas também ao PS e ao seu Presidente de Câmara em Viana, e todos os que agoiravam o pior, assumirem hoje o seu equívoco e pedirem desculpas ao País, pois na época decretaram a morte da atividade em Portugal, e esta hoje, está efetivamente relançada. É que nem os sindicatos afetos à CGTP, devem concordar com o PCP nesta resolução, dado que fizeram sempre parte da solução e nunca foram problema”.

A terminar, Eduardo Teixeira apelou para que “deixem o Estaleiro Naval em Paz. Deixem esta nova Empresa consolidar e crescer. Deixem esta atividade gerar Valor e Emprego”.

21-01-2015 Partilhar Recomendar
24-04-2013
Eduardo Teixeira garante que tudo fará para manter a atividade da construção naval em Viana do Castelo
    O deputado lembrou que este Governo herdou um plano de reestruturação dos socialistas que previa o despedimento de 420 trabalhadores.
12-04-2013
Rosa Arezes lamenta que o Governo do PS não tenha construído os acessos ao porto comercial de Viana do Castelo
    Destacando a demagogia dos socialistas, a deputada enfatizou que o PSD faz as obras prioritárias para o desenvolvimento do País e que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das populações.
14-03-2013
PSD recomenda ao Governo que prossiga as obras de construção do Túnel do Marão
    Luís Leite Ramos recordou o historial deste processo e enfatizou que “esta é uma infraestrutura de grande relevância estratégica para o desenvolvimento do interior”.
07-02-2013
Estaleiros Navais de Viana do Castelo: PS queria despedir 420 trabalhadores
    Eduardo Teixeira recordou a pesada herança deixada pelos socialistas.
17-10-2012
A única forma de manter os Estaleiros Navais de Viana do Castelo e os postos de trabalho é através da privatização
    A afirmação foi feita por Carlos Abreu Amorim no Plenário.
02-02-2012
“A defesa dos Estaleiros de Viana do Castelo deve ser feita através de uma solução com credibilidade e futuro”
    Carlos Abreu Amorim declarou que “a pior forma de defender os interesses dos estaleiros e dos trabalhadores é partidarizar esta questão”.
30-04-2010
PSD questiona contrapartidas dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo
    Luís Campos Ferreira e José Eduardo Martins alertam para sobrevalorização dos equipamentos
08-04-2010
PSD recomenda ao Governo a suspensão imediata do Processo de Requalificação das Urgências
    Deputados exigem a reavaliação global do programa em articulação com o poder local
12-02-2010
Redução “drástica” da dotação do PIDDAC para Viana do Castelo gera dúvidas
    Deputados do círculo eleitoral de Viana do Castelo pedem explicações para quebras de dotação nos sucessivos orçamentos dos Governos do PS
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas