Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Rosa Arezes desafiou o PS a explicar a ocultação da auditoria aos exercícios de 2005 a 2008 dos Estaleiros de Viana do Castelo
A deputada interrogou-se sobre a possibilidade de haver mais algum documento relevante para o futuro dos Estaleiros que tenha sido ocultado.

“Todos sabemos da importância dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, para o crescimento económico e para o desenvolvimento da Região e do País. Lamentável é que os projetos de resolução que hoje aqui debatemos pareçam ter apenas como motivação o mais puro oportunismo político e a demagogia populista. Os partidos da oposição pretendem aqui passar a ideia de que são os grandes defensores dos Estaleiros e dos seus trabalhadores”.

Foram estas as primeiras palavras de Rosa Arezes em mais um debate sobre os Estaleiros Navais de Viana do Castelo. De seguida, a parlamentar recordou que “quando este Governo tomou posse o que o Governo socialista deixou em cima da mesa foi o despedimento de 420 trabalhadores o que levaria inevitavelmente ao seu encerramento. E da famigerada herança socialista não constava qualquer projeto de viabilização da empresa. Pelas graves responsabilidades que tem em todo este processo o Partido Socialista deveria explicar ao País os apoios estatais de 180 milhões de euros concedidos pelos dois anteriores governos, situação que, aliás, desencadeou a investigação da Comissão Europeia, com o consequente encerramento do processo de reprivatização”.

“Face aos acontecimentos mais recentes, o Partido Socialista deve ainda mais explicações. Que têm a dizer os Senhores Deputados do Partido Socialista à descoberta, na semana passada, de uma auditoria aos exercícios de 2005 a 2008 dos Estaleiros de Viana do Castelo, concluída em meados de 2009, pela Inspeção-Geral das Finanças, e que pura e simplesmente foi ocultada, pelo anterior Governo”, questionou a deputada.

Face a esta situação impensável num regime democrático, Rosa Arezes frisou que os deputados do PSD não podem deixar de equacionar: “será que ainda existe mais algum documento relevante para o futuro dos Estaleiros que, que deva ser do conhecimento da Assembleia da República e dos Portugueses? Lamentamos que os mesmos que afundaram o País na iminência de bancarrota e contribuíram para a ruína da empresa tentem agora passar a ideia de que com eles tudo seria um mar de rosas. Não podemos deixar de repudiar que quem manobrou tudo e todos, de tal forma que o caos dos Estaleiros só saltou para a ribalta após as eleições de junho de 2011, venha agora com lágrimas de crocodilo e com pretensas lições de responsabilidade e de preocupação social”.

Da parte deste Governo, adianta a social-democrata, em vez de jogadas eleitoralistas, temos seriedade e rigor “na construção de um futuro viável para esta atividade económica e para os seus trabalhadores que, neste momento, estão já a laborar na construção dos asfalteiros”.

12-06-2013 Partilhar Recomendar
24-04-2013
Eduardo Teixeira garante que tudo fará para manter a atividade da construção naval em Viana do Castelo
    O deputado lembrou que este Governo herdou um plano de reestruturação dos socialistas que previa o despedimento de 420 trabalhadores.
12-04-2013
Rosa Arezes lamenta que o Governo do PS não tenha construído os acessos ao porto comercial de Viana do Castelo
    Destacando a demagogia dos socialistas, a deputada enfatizou que o PSD faz as obras prioritárias para o desenvolvimento do País e que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das populações.
14-03-2013
PSD recomenda ao Governo que prossiga as obras de construção do Túnel do Marão
    Luís Leite Ramos recordou o historial deste processo e enfatizou que “esta é uma infraestrutura de grande relevância estratégica para o desenvolvimento do interior”.
07-02-2013
Estaleiros Navais de Viana do Castelo: PS queria despedir 420 trabalhadores
    Eduardo Teixeira recordou a pesada herança deixada pelos socialistas.
17-10-2012
A única forma de manter os Estaleiros Navais de Viana do Castelo e os postos de trabalho é através da privatização
    A afirmação foi feita por Carlos Abreu Amorim no Plenário.
02-02-2012
“A defesa dos Estaleiros de Viana do Castelo deve ser feita através de uma solução com credibilidade e futuro”
    Carlos Abreu Amorim declarou que “a pior forma de defender os interesses dos estaleiros e dos trabalhadores é partidarizar esta questão”.
30-04-2010
PSD questiona contrapartidas dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo
    Luís Campos Ferreira e José Eduardo Martins alertam para sobrevalorização dos equipamentos
08-04-2010
PSD recomenda ao Governo a suspensão imediata do Processo de Requalificação das Urgências
    Deputados exigem a reavaliação global do programa em articulação com o poder local
12-02-2010
Redução “drástica” da dotação do PIDDAC para Viana do Castelo gera dúvidas
    Deputados do círculo eleitoral de Viana do Castelo pedem explicações para quebras de dotação nos sucessivos orçamentos dos Governos do PS
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas