Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Rosa Arezes lamenta que o Governo do PS não tenha construído os acessos ao porto comercial de Viana do Castelo
Destacando a demagogia dos socialistas, a deputada enfatizou que o PSD faz as obras prioritárias para o desenvolvimento do País e que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das populações.

O Parlamento analisou, esta sexta-feira, dois Projetos de Resolução que recomendam ao Governo a construção dos acessos ao porto comercial de Viana do Castelo. Rosa Arezes, intervindo em nome do PSD, afirmou eu esta é uma antiga aspiração da população e dos agentes económicos do Alto Minho, na medida em que o porto de Viana é uma infraestrutura de capital importância estratégica para o desenvolvimento da região e para a sua afirmação no contexto da euro-região do Norte de Portugal/Galiza que representa um mercado de cerca de seis milhões de consumidores. “Esta relação transfronteiriça permite o aprofundamento de sinergias, quer do ponto de vista comercial, quer do ponto de vista do fluxo de cidadãos, para além de potenciar a abertura competitiva aos mais diversos mercados à escala global”.

Por outro lado, recorda a parlamentar, a localização privilegiada do porto internacional de Viana do Castelo garante-lhe ainda potencial acrescido em termos de ligações marítimas com os mais diversos portos do mundo, sobretudo tendo em consideração a proximidade aos portos de Vigo e de Leixões e aos aeroportos do Porto e de Vigo que contempla e facilita o acesso aos mercados externos. Transferido para a margem esquerda do rio Lima na longínqua década de 80 do século passado, o porto ficou, parcialmente, atrofiado, uma vez que a construção dos acessos tem sido, ao longo do tempo, adiada.

De seguida, a deputada recordou a responsabilidade dos socialistas neste processo. “É verdade que, no início de 2008, o Governo do Partido Socialista chegou a anunciar que iria lançar a curto prazo o concurso para a empreitada. Mas também é verdade que, no caso concreto, como em tantos outros, tudo não passou de uma promessa, de tal forma que passaram os anos de 2008, de 2009, de 2010, e ainda o primeiro semestre de 2011 e o que os Governos Socialistas fizeram foi esquecer o projeto. Nesses tempos, houve dinheiro para tudo ou quase tudo. Houve dinheiro para propaganda e para a famigerada festa. Nesses tempos, houve tempo e atrevimento para levar o País à iminência da bancarrota. Mas não houve tempo, nem dinheiro, nem sensibilidade para concretizar este anseio de décadas”.

Face a este historial dos socialistas, Rosa Arezes frisa que não deixa de ser paradoxal e “bem revelador de uma postura oportunista e demagógica que não acrescenta nada ao desenvolvimento do País que quem andou distraído e a delapidar a nossa soberania económico-financeira, em 2008, em 2009, em 2010, e ainda no primeiro semestre de 2011, venha, agora, recomendar ao Governo que considere prioritária uma obra que eles próprios prometeram, mas nunca executaram”. “Na verdade, no passado alguns apostaram na propaganda, iludiram as populações com promessas, geriram os dinheiros públicos de uma forma arbitrária e ruinosa. No presente, o PSD trabalha com seriedade e rigor, tem sentido da realidade, trata de salvar o País dos desvarios que foram cometidos. Aqui está o mar de águas profundas que nos separa”.

A terminar, a deputada enfatizou que sempre que há condições o PSD faz as obras prioritárias para o desenvolvimento do País e que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das populações. “E assim fará em relação aos acessos ao porto comercial de Viana da Castelo. E sem demagogias”, rematou.

12-04-2013 Partilhar Recomendar
14-11-2019
Grupo Parlamentar do PSD elegeu Coordenadores e Vice-coordenadores
   
12-04-2019
Estaleiros de Viana: Primeiro-Ministro devia agradecer ao anterior governo
    José de Matos Correia congratulou todos os que contribuíram para a viabilização dos estaleiros e censurou os que tudo fizeram para que o problema não se resolvesse.
29-03-2019
Liliana Silva alerta para as desigualdades territoriais decorrentes da medida dos passes sociais
    A deputada afirmou que em Viana do Castelo a verba atribuída não vai permitir melhorar a rede de transportes.
31-01-2019
PNI2030: Pedro Alves contesta a ausência do distrito de Viseu das prioridades de investimento público do governo
    O deputado elencou um conjunto de investimentos cruciais para o distrito que estão ausentes do Programa Nacional de Investimentos 2030.
30-04-2015
Deputados do PSD em visitas às empresas para comprovar que “Portugal Faz Bem”
    Esta foi a segunda semana de uma iniciativa que pretende valorizar o esforço e o contributo dos empresários e dos trabalhadores portugueses.
21-04-2015
Deputados do PSD em visitas às empresas para comprovar que “Portugal Faz Bem”
    Iniciativa dos sociais-democratas pretende valorizar o esforço e o contributo dos empresários e dos trabalhadores portugueses.
24-02-2015
Deputados do PSD reúnem com o Presidente da Unidade Local de Saúde do Alto Minho
    Os deputados eleitos por Viana do Castelo constataram que não foi necessário acionar o Plano de Emergência para a Gripe.
21-01-2015
Estaleiros de Viana do Castelo: em apenas oito meses foram admitidos 135 trabalhadores
    Eduardo Teixeira afirmou que esta atividade está relançada e apelou aos que “agoiravam o pior” para pedirem desculpa ao país.
08-01-2014
Estaleiros: PSD destaca transparência do processo
    Carlos Abreu Amorim declarou que não era possível continuar a “derramar dinheiro dos contribuintes”.
04-12-2013
Estaleiros de Viana: Carlos Abreu Amorim lamenta que o PS não assuma as suas responsabilidades
    O Vice-Presidente da bancada do PSD recordou que os estaleiros custam aos contribuintes 110 mil euros por dia.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas