Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD recomenda ao Governo que prossiga as obras de construção do Túnel do Marão
Luís Leite Ramos recordou o historial deste processo e enfatizou que “esta é uma infraestrutura de grande relevância estratégica para o desenvolvimento do interior”.

Luís Leite Ramos apresentou, esta quinta-feira, o Projeto de Resolução do PSD que recomenda ao Governo que prossiga as obras de construção do Túnel do Marão. Recorda o deputado que, em 2008, o Estado Português adjudicou à empresa Autoestrada do Marão a concessão da obra da infraestrutura rodoviária que ligará Amarante a Vila Real, e a qual inclui um túnel rodoviário de 5,6 Km. “Como é do conhecimento público, por força das vicissitudes judiciais que afetaram esta concessão, a obra esteve parada durante 8 meses devido a uma providência cautelar instaurada pela empresa Águas do Marão. Na sequência desta paragem, os bancos suspenderam o financiamento do projeto, tendo o último pagamento feito pelo consórcio bancário ocorrido em 5 de Fevereiro de 2010 eu repito 5 de Fevereiro de 2010.Com um argumento factual, mas com uma razão de fundo que o deputado Paulo Campos já relembrou na Comissão de Inquérito das PPP’s: a rentabilidade da operação financeira deixou de ser interessante para os bancos. E, contrariamente ao que referem os senhores deputados do PS, o anterior Governo não sanou nem resolveu os problemas de financiamento da obra. Limitou-se a adiar a resolução do problema durante 16 meses, emitindo cartas de garantia para o financiamento da CGD à concessionária, o que levou o Estado a assumir o pagamento de cerca de 200 milhões de Euros. Face às dificuldades de financiamento, a concessionária decidiu instruir o empreiteiro para suspender os trabalhos de construção do Túnel do Marão, situação que se prolonga desde junho de 2011”.

Quanto ao atual Governo, afirma o social-democrata, tem desenvolvido todos os esforços necessários no sentido de alcançar, por via negocial, uma solução consensual com a Autoestrada do Marão que permitisse a retoma imediata dos trabalhos. “Mas não a qualquer preço. Sempre com o objetivo da defesa do interesse público e dos contribuintes. Mas fez mais. Assegurou, com o recurso aos fundos comunitários, não só o pagamento das verbas relativas à parte da obra já executada (200 milhões de euros), como garantiu o financiamento para a conclusão do projeto (cerca de 200 milhões de euros)”.

Infelizmente, acrescenta o deputado, a possibilidade de um acordo negociado que salvaguardasse o interesse público e garantisse o respeito pelos compromissos contratuais foi definitivamente inviabilizada.

Contudo, declara Luís Leite Ramos que “para o Grupo parlamentar do PSD esta é uma infraestrutura de grande relevância estratégica para o desenvolvimento do interior transmontano e duriense, para a redução da sinistralidade do atual IP4 e, sobretudo, para garantir a indispensável coesão territorial do País. Tendo em conta o estado avançado dos trabalhos e o investimento já realizado, seria um absurdo não promover a execução dos trabalhos necessários para a conclusão da construção do Túnel do Marão. Para o Grupo Parlamentar do PSD, impõe-se que o Governo tome a seu cargo a conclusão das obras de construção do Túnel do Marão e que, com a maior urgência, ponha termo a esta situação de indefinição insustentável que não se compadece minimamente com a salvaguarda do interesse público e do dinheiro dos contribuintes portugueses”.

14-03-2013 Partilhar Recomendar
20-05-2020
Agentes da GNR que prestam serviço nos aeródromos de Bragança, Viseu e Portimão não recebem compensação específica desde janeiro de 2019
    Os deputados do PSD querem saber se o Governo tem conhecimento da existência de pagamentos em atraso.
12-05-2020
Metro de Lisboa: linha circular é uma “má decisão” e fundos europeus devem ser reprogramados
    Os deputados do PSD questionaram o Ministro do Ambiente e da Ação Climática.
17-04-2020
Viana do Castelo: evacuação imediata dos utentes infetados nos lares de idosos para hospitais de retaguarda
    Na pergunta dirigida à ministra do Trabalho, Solidariedade Social e Segurança Social e à ministra da Saúde, os deputados afirmam que se torna “imperativa a tomada de medidas de retirada imediata dos utentes infetados para locais onde lhes possam ser prestados todos os cuidados de saúde de que necessitam”.
31-03-2020
Covid-19: PSD quer centro de rastreio em Bragança
    Os deputados do PSD consideram que esta é uma medida “absolutamente indispensável”.
13-03-2020
Períodos de proibição de aterragem e descolagem nos aeroportos civis deve merece um debate sério e consciente
    O alerta foi deixado por Rui Cristina.
12-03-2020
“O PSD exige que os CTT prestem um serviço de elevada qualidade às populações”
    Isabel Lopes lembra que o funcionamento dos serviços de correios é uma peça fundamental em qualquer sociedade bem estruturada e organizada.
12-03-2020
PSD exige que o contrato de concessão do serviço postal que está em vigor seja cumprido
    Jorge Mendes destacou a importância do papel do regulador.
12-03-2020
CTT: Márcia Passos quer saber o que pretende o governo fazer quando terminar a concessão
    A parlamentar questiona ainda se o executivo tem feito a devida fiscalização e acompanhamento da concessão do serviço postal universal.
12-03-2020
Eduardo Teixeira: CTT têm de funcionar com qualidade e eficiência
    O social-democrata afirma, independentemente da titularidade do serviço, o mais importante é a qualidade do serviço.
05-03-2020
Montijo: Adão Silva assinala recuo do Primeiro-Ministro e início do diálogo com os autarcas
    O social-democrata considera que António Costa "tirou o tapete" ao Ministro das Infraestruturas.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
25-05-2020 Comissões parlamentares
26-05-2020 Comissões parlamentares
27-05-2020 Sessão Plenária
28-05-2020 Sessão Plenária
29-05-2020 Comissões parlamentares
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas