Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD recomenda ao Governo que prossiga as obras de construção do Túnel do Marão
Luís Leite Ramos recordou o historial deste processo e enfatizou que “esta é uma infraestrutura de grande relevância estratégica para o desenvolvimento do interior”.

Luís Leite Ramos apresentou, esta quinta-feira, o Projeto de Resolução do PSD que recomenda ao Governo que prossiga as obras de construção do Túnel do Marão. Recorda o deputado que, em 2008, o Estado Português adjudicou à empresa Autoestrada do Marão a concessão da obra da infraestrutura rodoviária que ligará Amarante a Vila Real, e a qual inclui um túnel rodoviário de 5,6 Km. “Como é do conhecimento público, por força das vicissitudes judiciais que afetaram esta concessão, a obra esteve parada durante 8 meses devido a uma providência cautelar instaurada pela empresa Águas do Marão. Na sequência desta paragem, os bancos suspenderam o financiamento do projeto, tendo o último pagamento feito pelo consórcio bancário ocorrido em 5 de Fevereiro de 2010 eu repito 5 de Fevereiro de 2010.Com um argumento factual, mas com uma razão de fundo que o deputado Paulo Campos já relembrou na Comissão de Inquérito das PPP’s: a rentabilidade da operação financeira deixou de ser interessante para os bancos. E, contrariamente ao que referem os senhores deputados do PS, o anterior Governo não sanou nem resolveu os problemas de financiamento da obra. Limitou-se a adiar a resolução do problema durante 16 meses, emitindo cartas de garantia para o financiamento da CGD à concessionária, o que levou o Estado a assumir o pagamento de cerca de 200 milhões de Euros. Face às dificuldades de financiamento, a concessionária decidiu instruir o empreiteiro para suspender os trabalhos de construção do Túnel do Marão, situação que se prolonga desde junho de 2011”.

Quanto ao atual Governo, afirma o social-democrata, tem desenvolvido todos os esforços necessários no sentido de alcançar, por via negocial, uma solução consensual com a Autoestrada do Marão que permitisse a retoma imediata dos trabalhos. “Mas não a qualquer preço. Sempre com o objetivo da defesa do interesse público e dos contribuintes. Mas fez mais. Assegurou, com o recurso aos fundos comunitários, não só o pagamento das verbas relativas à parte da obra já executada (200 milhões de euros), como garantiu o financiamento para a conclusão do projeto (cerca de 200 milhões de euros)”.

Infelizmente, acrescenta o deputado, a possibilidade de um acordo negociado que salvaguardasse o interesse público e garantisse o respeito pelos compromissos contratuais foi definitivamente inviabilizada.

Contudo, declara Luís Leite Ramos que “para o Grupo parlamentar do PSD esta é uma infraestrutura de grande relevância estratégica para o desenvolvimento do interior transmontano e duriense, para a redução da sinistralidade do atual IP4 e, sobretudo, para garantir a indispensável coesão territorial do País. Tendo em conta o estado avançado dos trabalhos e o investimento já realizado, seria um absurdo não promover a execução dos trabalhos necessários para a conclusão da construção do Túnel do Marão. Para o Grupo Parlamentar do PSD, impõe-se que o Governo tome a seu cargo a conclusão das obras de construção do Túnel do Marão e que, com a maior urgência, ponha termo a esta situação de indefinição insustentável que não se compadece minimamente com a salvaguarda do interesse público e do dinheiro dos contribuintes portugueses”.

14-03-2013 Partilhar Recomendar
14-11-2019
Grupo Parlamentar do PSD elegeu Coordenadores e Vice-coordenadores
   
06-11-2019
“Governo socialista lança projetos que não saem do papel”
    Carlos Silva frisa que “para o PS o que importa é criar a ideia que mais dia menos dia as obras se vão efetuar”.
10-07-2019
Governo de António Costa é “inimigo do investimento público”
    Emídio Guerreiro disse ao Primeiro-Ministro que “o governo ficará para a história como o que menos investiu”.
05-07-2019
PSD defende a suspensão imediata da linha circular do metro de Lisboa
    De acordo com Carlos Silva, os sociais-democratas querem também que se proceda à realização de estudos técnicos e de viabilidade económica para a futura expansão da rede.
21-06-2019
Carlos Silva traça cenário caótico nos transportes públicos
    O social-democrata recorda que “nunca os utentes tiveram tantos horários suprimidos”.
06-06-2019
Fernando Negrão confronta António Costa com a situação de rutura nos transportes
    O líder parlamentar do PSD referiu-se ainda à distribuição de bónus pela TAP, ao mesmo tempo em que a empresa regista 100 milhões de euros de prejuízos.
05-06-2019
Passes sociais: uma boa medida, com um mau modelo
    António Costa Silva enfatizou que não é por se repetir muitas vezes a mentira de que o PSD é contra os passes sociais que essa mentira se torna verdade.
05-06-2019
Jorge Paulo Oliveira: dependência energética aumentou com este governo
    O deputado afirmou que a realidade não coincide com o discurso do governo de combate às alterações climáticas.
05-06-2019
Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes tem registado problemas crescentes
    Considerando que esta até era uma boa ideia, Paulo Rios de Oliveira afirmou que este Programa é todos os dias notícia pelos maus motivos.
05-06-2019
Transportes: reclamações apresentadas pelos utentes no Porto aumentaram 93%
    Germana Rocha considera que estes números demonstram uma notória falta de soluções e resultam do mais baixo investimento público de que há memória.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas