Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Guilherme Silva salientou os esforços feitos na recuperação da Madeira
O social-democrata recordou a tragédia que se abateu pela Região e o trabalho já realizado.

O Parlamento assistiu, esta quarta-feira, a um debate de urgência sobre a “Reconstrução na Região Autónoma da Madeira”. Guilherme Silva, deputado do PSD eleito pela Região, começou por declarar que o PSD condena de toda e qualquer tentativa de instrumentalização político-partidária desta matéria. “Entendemos, na altura, que constituía grave ofensa às populações atingidas, a instrumentalização político-partidária da tragédia, como entendemos agora, que também o é, a utilização com tais objectivos, do esforço colectivo que os madeirenses vêm fazendo para a reconstrução”.

Segundo o deputado, quando se estava a começar a corrigir “garrote financeiro” que o Governo tinha imposto à Região, a Madeira atingida por uma catástrofe e o Governo foi obrigado a suspendê-la a favor da Lei de Meios que consagrou um programa especial de apoio financeiro à reconstrução da Madeira, por um período de 4 anos. Na sua opinião “tanto o Governo da República como o Governo Regional, estiveram à altura das circunstâncias e souberam pôr acima das disputas da véspera, o interesse nacional e a solidariedade devida aos madeirenses”. “E é esse mesmo sentido de solidariedade, de que continuamos a necessitar, neste esforço de reconstrução da Região, que começou logo na hora, com a impressionante e espontânea ajuda de todos, continuou ao longo do último ano e vai prosseguir, nos próximos anos, em conformidade com o calendário financeiro da Lei de Meios, com a flexibilização que se introduziu para garantir o aproveitamento integral de todos os meios e recursos. É certo que houve alguns atrasos, mas é preciso dizer que foram ultrapassados e que, apesar das dificuldades do momento, o Governo da República tem feito um esforço significativo de transferência dos meios necessários que a Lei prevê”.

“Não podemos concordar com a burocrática criação de comissão de acompanhamento (mais uma), como foi anunciado pelo PCP, integrando representantes da República, numa visão centralista com laivos coloniais, que não se coaduna com a Autonomia constitucional que nos rege”.

02-03-2011 Partilhar Recomendar
13-02-2020
PSD chama Ministro do Ensino Superior para explicar tratamento discriminatório dado à Universidade dos Açores em detrimento da Madeira
    O PSD quer ouvir o Ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior sobre o anúncio de reforço do financiamento da Universidade dos Açores e eventual discriminação política em relação à Universidade da Madeira.
03-02-2020
Paulo Neves desafia o Primeiro-Ministro a cumprir a palavra dada
    Em causa os apoios prometidos à mobilidade dos madeirenses.
03-02-2020
Sara Madruga da Costa desafia deputados do PS eleitos pela Madeira a não votarem contra a Região
    A deputada considera que o Orçamento é uma oportunidade única de resolver muitos dos problemas que preocupam os madeirenses e porto-santenses.
29-11-2019
“Novo Hospital da Madeira: será que é neste Orçamento?”
    Sara Madruga da Costa afirmou esperar que no próximo Orçamento os 50% prometidos pelo Governo estejam devidamente clarificados para que a Madeira possa avançar com o novo Hospital.
29-11-2019
Deputados da Madeira reúnem com delegação regional da ASPP/PSP
    O subsídio de insularidade e a dificuldade destes profissionais em aceder a cuidados de saúde foram os principais temas abordados no encontro.
21-11-2019
PSD quer que o Governo clarifique financiamento do novo Hospital da Madeira
    Os sociais-democratas pretendem igualmente a eliminação da cláusula que determina a dedução de 50% da avaliação global de duas unidades hospitalares da região para efeito do cálculo do montante de apoio.
18-11-2019
PSD entrega Projeto de Resolução para pressionar António Costa a regulamentar a lei da mobilidade aérea
    Os deputados do PSD eleitos pela Madeira exigem ao Primeiro-Ministro que “cumpra com a sua palavra”.
14-11-2019
Grupo Parlamentar do PSD elegeu Coordenadores e Vice-coordenadores
   
07-11-2019
“António Costa não esclarece financiamento nem inclui qualquer menção ao novo Hospital da Madeira no Programa de Governo”
    Sara Madruga da Costa e Sérgio Marques consideram a situação “muito preocupante”.
17-07-2019
Centralismo de Lisboa prejudica funcionamento da ADSE
    Sara Madruga da Costa, Rubina Berardo e Paulo Neves denunciaram o mau funcionamento da ADSE.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas