Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Sociais-democratas eleitos por Aveiro preocupados com atraso na ligação da A32 ao Parque de Negócios de Escariz
Os deputados questionaram o Ministro das Infraestruturas e da Habitação.
Os deputados do PSD eleitos por Aveiro manifestam preocupação pela exclusão de todas as propostas apresentadas no âmbito do concurso para empreitada da EN 326 no trecho que liga o nó da A32 de Pigeiros ao Parque de Negócios de Escariz. Através de uma pergunta dirigida ao Ministério das Infraestruturas e da Habitação, os parlamentares social democratas lamentam que o procedimento contribua, “uma vez mais”, para o atraso da obra prometida há anos.
“Os anúncios e aparições públicas dos vários governantes do Partido Socialista não têm faltado. Tem servido apenas para assumir promessas muitas vezes em vésperas de eleições, promessas que não têm sido concretizadas, claramente por falta de vontade política” – contestam os deputados do PSD Aveiro no texto que suporta a... (ver mais)
Partilhar  
Deputados do PSD estão apreensivos com o futuro do Ensino de Português em França
Os sociais-democratas querem explicações do Ministro dos Negócios Estrangeiros.
Os deputados do PSD estão preocupados com o futuro do Ensino de Português em França. Numa pergunta dirigida ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, os sociais-democratas afirmam que foi com alguma surpresa viram o governo a aprovar em Conselho de Ministros, esta quinta-feira, o Acordo com França sobre o ensino de português, no preciso momento em que o futuro da língua portuguesa em França está em causa no ensino oficial francês.
De acordo com os deputados, a reforma do “Baccalauréat” (último ciclo do ensino secundário) pretende retirar o ensino da língua portuguesa do estatuto de língua de “especialidade” (LLCE) que será apenas concedido ao ensino do Inglês,... (ver mais)
Partilhar  
Deputados contestam exclusão da Madeira da criação de gabinetes de Atendimento a Vítimas de Violência de Género
Os sociais-democratas querem explicações do Primeiro-Ministro sobre esta opção.
Os Deputados do PSD eleitos pela Região Autónoma da Madeira contestam a exclusão da Comarca da Madeira da criação de gabinetes de Atendimento a Vítimas de Violência de Género (GAV) e do pacote de formação especializada destinada aos magistrados e funcionário.
Em causa o anúncio do Governo da República da criação de apenas seis Gabinetes de Atendimento a Vítimas de Violência de Género (GAV) em seis Departamentos de Investigação e Ação penal (DIAP) de Braga, Aveiro, Coimbra, Lisboa Oeste, Lisboa Norte e Faro tendo a Madeira sido uma vez mais excluída deste plano de combate
Para Sara Madruga da Costa “o combate ao flagelo da... (ver mais)
Partilhar  
Sara Madruga da Costa defende alargamento da mobilidade especial interna aos profissionais de saúde da Madeira
A deputada considera que não é compreensível que PS, BE e PCP continuem a impedir a continuidade territorial.
A deputada Sara Madruga da Costa denunciou a atitude “incoerente e irresponsável” dos partidos que na Madeira apregoam mais saúde, mas que, em Lisboa, nada fazem para melhorar e fazer aprovar as alterações à legislação nacional necessárias para a aperfeiçoar.
Após uma reunião com o Secretário Regional da Saúde, a social-democrata referiu, a esse respeito, o exemplo do chumbo do PS, do BE e do PCP à proposta de alteração ao Orçamento de Estado para 2019 que apresentou e que pretendia aplicar à Região o mesmo regime de mobilidade interna especial já existente e aplicável aos profissionais de saúde do continente.
“Não é compreensível... (ver mais)
Partilhar  
Rui Rio: só o PSD poderá acabar com uma “governação enganadora”
O líder do PSD considera que só o PSD poderá substituir o PS na governação.
Os atrasos da Segurança Social para atribuir novas pensões é mais um exemplo da “degradação dos serviços públicos” e essa é também uma responsabilidade do Governo socialista apoiado por toda a esquerda parlamentar. Rui Rio, que participou, esta sexta-feira, na sessão de encerramento das jornadas parlamentares do PSD, no Porto, critica a “completa desorganização” do serviço de pensões. “Por força da demografia, obviamente que é cada vez mais difícil pedir a reforma e conseguir as pré-reformas. Mas, agora, quando se atinge esse direito, mesmo com essas dificuldades, ter de esperar meses e, nalguns casos, mais de um ano, para lhe ser conferido um direito que legitimamente tem, por completa desorganização dos serviços de Segurança Social, é absolutamente impensável”,... (ver mais)
Partilhar  
Fernando Negrão acusa PS e Costa de “meterem na gaveta” a ética republicana
O social-democrata considera que António Costa está a sobrepor os interesses partidários aos interesses do país.
O líder parlamentar do PSD acusou hoje o PS e o primeiro-ministro de terem ‘metido na gaveta’ a ética republicana, apontando como exemplo a recente remodelação do executivo e a tentativa de “atirar areia para os olhos dos portugueses”.
Na abertura das jornadas parlamentares do PSD, que decorrem até sexta-feira no Porto, Fernando Negrão criticou António Costa por ter remodelado o Governo a poucos meses do fim da legislatura, “sobrepondo os interesses meramente partidários aos interesses do país”, e pelas suas escolhas.
“Mas, é sobretudo censurável por uma questão de ética, ao fechar cada vez mais o círculo das escolhas governamentais a critérios de consanguinidade ou de relações familiares – critérios que nenhum parentesco devia ter com um regime democrático... (ver mais)
Partilhar  
PSD questiona governo sobre integração dos professores do Ensino Português no Estrangeiro nos concursos do ensino básico e secundário
José Cesário, Carlos Gonçalves e Carlos Páscoa querem explicações do Executivo.
Os deputados José Cesário, Carlos Gonçalves e Carlos Páscoa apresentaram na Assembleia da República, esta quarta-feira, uma pergunta ao Governo sobre a integração dos professores do Ensino Português no Estrangeiro nos concursos do ensino básico e secundário.
Na base da questão dos sociais-democratas, adiantam, está a informação recebida através do Sindicato dos Professores das Comunidades Lusíadas, segundo a qual o Governo, através dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Educação, terá decidido manter os professores da rede do Ensino Português no Estrangeiro na 3ª opção dos concursos nacionais do ensino básico e secundário. “Porém, o ofício em que é comunicada tal decisão refere expressamente a hipótese da inclusão destes professores na 2ª opção de tais... (ver mais)
Partilhar  
Madeira é um “exemplo” na resolução da contagem do tempo de serviço dos técnicos de diagnóstico e terapêutica
A consideração foi deixada por Sara Madruga da Costa após reunir com a Associação dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica da Madeira.
Sara Madruga da Costa afirmou esta semana no Funchal que a Madeira é “também um exemplo, ao nível nacional, no que diz respeito à valorização da carreira dos técnicos de diagnóstico e terapêutica”.
A deputada reuniu-se com os responsáveis da Associação dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica da Madeira, salientando que, “ao contrário do Continente, onde ainda na sexta-feira passada assistimos a uma manifestação, nas Portas da Assembleia da República, de cerca de 3.600 profissionais desta carreira profissional, que protestavam contra o Governo, na Madeira, o Governo Regional está em vias de resolver a contagem do tempo de serviço destes... (ver mais)
Partilhar  
Carnaval da Terceira esquecido pelo Governo
António Ventura refere que parece existir uma estratégia do executivo para o arrastamento do processo.
António Ventura lamenta que “o Governo da República não tenha dado seguimento à Resolução da Assembleia da República n.º 274/2018, de 13 de agosto”.
Com efeito, a Resolução recomenda ao Governo que adote medidas de incentivo e proteção de manifestações culturais originais sem fins lucrativos como as danças e bailinhos tradicionais de carnaval da ilha Terceira.
O deputado considera que “o Governo está a atuar, infelizmente, como é seu hábito, criando as expetativas, para depois não executar. Ilude e não cumpre”. Para o parlamentar dos Açores “este ano esperava-se uma solução que pudesse excluir o pagamento dos direitos de autor das danças e bailinhos de carnaval da ilha Terceira, até porque a Resolução no seu ponto dois é bem especifica”.
Recorde-se que a... (ver mais)
Partilhar  
Jornadas Parlamentares do PSD – Conheça o Programa

O Grupo Parlamentar do PSD realiza, nos próximos dias 28 de fevereiro e 1 de março, as suas Jornadas Parlamentares. A decorrer no Porto, o encontro conta com o seguinte programa:

DIA 28 FEVEREIRO 2019
VISITAS
9h30 Ala pediátrica do Hospital de São João
10h15 IPO do Porto
11h45 Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo

15h00 Sessão de Abertura
Alberto Machado - Presidente da Distrital do Porto
Fernando Negrão - Presidente do Grupo Parlamentar

15h30 ver mais)
Partilhar  
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas